Meditação e Mindfulness

Mindfulness vs. meditação: afinal, qual é a diferença entre as técnicas?
Os benefícios de praticar mindfulness e meditar são muitos, mas, antes de falar sobre eles vamos falar sobre a diferença entre a meditação e mindfulness. A meditação e o mindfulness são muito parecidos. Mindfulness é meditação, porém, nem toda meditação é mindfulness.
O poder da meditação e os benefícios de praticar mindfulness
Existem mais de 200 tipos diferentes de meditação, as mais conhecidas são: Hindu, Zen budista, Cabala e Sufi. O Mindfulness entrou para lista das mais conhecidas recentemente. Acredita-se que uma das principais diferenças da meditação mindfulness, também conhecida como atenção plena é oferecer a prática e seus benefícios de forma laica.
Qual o objetivo da Meditação e do Mindfulness
Na grande maioria das meditações os objetivos costumam ser a busca pelo autoconhecimento e a serenidade. No mindfulness o principal objetivo é atingir um estado de atenção plena. Esta atividade contribuí com a melhora da concentração, foco e até mesmo inteligência emocional.
Como desenvolver a atenção plena
Desenvolver a atenção plena através de práticas de meditação mindfulness é a maneira mais fácil. Com o tempo conseguimos utilizar a atenção plena em atividades do dia a dia, seja a almoçar, a praticar desporto e até mesmo no trabalho. A meditação mindfulness não é desligar a mente, mas sim aprender a levar a atenção ao momento presente sem julgamentos, o que faz com que tenhamos benefícios incríveis.
Benefícios de praticar mindfulness e a meditação
A meditação conecta o individuo a si mesmo, facilitando o processo de autoconhecimento, com uma sensação de paz e tranquilidade. Um dos benefícios de meditar é que a prática combate o stress, ansiedade e depressão. A pratica da meditação deixa o indivíduo mais consciente do momento presente. Essa prática faz com que as pessoas se tornem mais concentradas, relaxadas e criativas.
Ao relaxar a mente, a meditação altera o metabolismo e deixa o sistema imunológico mais resistente, reduzindo uma série de problemas que se espelham no corpo. A meditação melhora a capacidade de perceção e promove uma melhor tomada de decisão. Além disso melhora a resistência física e mental.